

O que fazemos
O desafio
Atender a evolução das rampas de carga líquida ao longo do dia, com previsão de atingir 50 GW já em 2028, como indicado nas figuras abaixo.


Solução
As usinas hidrelétricas flexíveis desenvolvidas pela H2Way foram projetadas para atuar diariamente, tanto na redução da rampa descendente operando como carga, quanto na ascendente operando como geração.
Armazenamento de energia através de Usinas de Armazenamento Bombeado (UAB)
-
UABs - Usinas de Armazenamento Bombeado são usinas hidrelétricas reversíveis de ciclo diário e circuito fechado ou semifechado.
-
As UABs não concorrem com as Usinas Hidrelétricas (UHEs) do Sistema Elétrico Brasileiro, e tem capacidade e flexibilidade operacional superior em relação a elas, às usinas térmicas e às baterias convencionais.
O PRODUTO H2WAY foi desenvolvido para atuar em funções específicas no Sistema Elétrico Brasileiro, e tem as seguintes características básicas:
-
Sinal locacional diferenciado pela proximidade aos centros de carga e de consumo da região sudeste.
-
Potência Instalada superior a 400 MW.
-
Utilização limitada dos recursos hídricos.
-
Prazos curtos de implementação dos empreendimentos (3 a 5 anos).
-
Minimização de impactos ambientais com a utilização de reservatórios existentes e/ou novos com área inundada extremamente reduzida em relação a capacidade do empreendimento.
O que já fizemos:
• Identificamos uma série de empreendimentos únicos que teriam máxima competitividade de implementação e que podem ser agora desenvolvidos em conjunto com investidores interessados sob acordo de confidencialidade.
• Construímos um pipeline de projetos para o qual estamos em busca de sua viabilização através de participação nos próximos Leilões de Capacidade.
• Construímos um pipeline de projetos de armazenamento bombeado, que pode ser agora desenvolvido em conjunto com investidores interessados, sob acordo de confidencialidade.

Portfólio H2Way


Produto H2Way

Usina de Armazenamento Bombeado (UAB) são usinas hidrelétricas reversíveis de ciclo diário e circuito fechado ou semi-aberto. Como funciona:
• Bombeia água do reservatório inferior para o superior, durante período de menor demanda, aproveitando o excesso de geração do sistema para armazenar energia;
• Gera energia através da descarga da água do reservatório superior para o reservatório inferior no período de maior necessidade do sistema.